quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

Queridos amigos, 

Obrigado pelo apoio e incentivo de todos.

Espero que tenhamos todos um Ano Novo mais suave para todos nós, para o Brasil.

Forte abraço a todos e conto com vocês para continuar seguindo minhas dicas!!

EXPLICANDO UM POUCO O “MECANISMO” DA COISA!!

Olá!!

Você gosta de fazer caridade?

Eu, de vez em quando, faço uma doação a uma instituição que cuida de crianças ou idosos carentes...

Mas você acha que o alvo da sua doação deve ser...

o BANQUEIRO!!

É claro que o que eu disse é apenas uma metáfora. Mas, de certa forma, nós doamos sim o nosso suado dinheirinho aos “pobres” BANQUEIROS!!

Qual é o negócio dos bancos??

Uma padaria vende pães, um açougue vende carnes...

Qual o negócio dos BANCOS??

O negócio dos bancos é...

GANHAR DINHEIRO!!

Sim, amigos! Este é o negócio dos bancos.

E como eles fazem isso?

Na verdade, de diversas maneiras. A mais clara é o empréstimo de dinheiro com a cobrança de juros.

Mas não é a única maneira...

Eu, você e quase todo o mundo tem uma conta bancária. Pagamos – taxas – ao banco para “tomar conta” do nosso dinheiro.

E pagamos também por outros serviços, cujos preços variam de acordo com o “relacionamento” que temos com o banco.

Traduzindo: em geral, quanto mais dinheiro se tem, menos se paga!

Sim, “em geral”... Porque, aos menos atentos, esses benefícios são “esquecidos”...


FICA ESPERTO!!

segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

INTERESSA MUITO!!!

Olá!!

Vamos analisar alguns dados das tabelas do post anterior sem entrar muito nos méritos dos termos econômicos usados – ao longo das próximas postagens explicarei alguns desses termos básicos.

Vejamos: vamos tomar como base apenas aplicações com liquidez diária, ou seja, você pode sacar o seu dinheiro a qualquer momento:

TABELA 1

TABELA 2

Numa aplicação de R$ 1.000,00 haveria um ganho mensal de até R$ 4,18 o que em um ano representa até R$ 50,12 – um almoço num bom restaurante!!

Você pode dizer: isso não vai fazer diferença na minha vida!!

O BANQUEIRO vai adorar!!!

Note, porém, que quem já viveu um pouco mais e conseguiu uma reserva um pouco maior se depara com números mais chocantes.

Quem conseguiu “poupar” R$ 10.000,00 poderia ter um ganho mensal de até R$ 41,76 o que em um ano representa até R$ 501,16!! O bom almoço se tornou um banquete!!

E quem conseguiu “poupar” R$ 30.000,00 poderia ter um ganho mensal de até R$ 125,29 o que em um ano representa até R$ 1.503,49!!

Olha aí: o cruzeiro está ficando palpável!!

E então? Parece interessante?

Saiba que é possível e não é tão difícil quanto possa parecer!!

Pergunte, comente, compartilhe!!

quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

VAMOS AO QUE INTERESSA!!

Olá!!

Hoje eu elaborei algumas tabelas mostrando diversos valores de aplicação (baseados nas taxas de rentabilidade referentes a outubro/2015), suas respectivas taxas de remuneração e o prazo de resgate do investimento. Na segunda tabela eu mostro na prática a diferença de cada aplicação para a Poupança em um mês. Na terceira tabela eu mostro essa diferença em um ano.

A partir daí vamos começar a ver, a perceber o quanto podemos melhorar nossos ganhos!!

Melhor pensar assim...


Melhor do que pensar: Puxa vida! Quanto dinheiro eu estava perdendo...

*As instituições financeiras citadas e os respectivos dados estão disponíveis em suas páginas na internet.




Agora ficou mais fácil de entender?

Nas próximas postagens vou me aprofundar mais nas explicações e comparações mostradas nas planilhas acima. Aguarde!!!

Pergunte, comente, compartilhe!!


terça-feira, 22 de dezembro de 2015

DIA A DIA - INFORMAÇÃO COMPLEMENTAR

Olá!!

Conforme lembrou bem o meu amigo Décio Tavares, existe incidência de IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) sobre saques em prazo menor que 30 dias; somente a Poupança escapa dessa taxação.

O Décio, que me honra com a leitura do post é Gerente de uma instituição financeira de primeira linha, ou seja, muito qualificado para dar tal informação!

Porém, é importante ressaltar que a ideia aqui é trabalhar com uma reserva inicial, de forma que o dinheiro que você usa é aquele que você guardou "antes" e não aquele que você acabou de guardar.

O sistema resgatará dessa aplicação mais "antiga" e dessa forma, escapa-se do IOF.

Contribuições como essa são muito importantes, assim como perguntas, dúvidas e opiniões!

Estou muito longe de saber tudo, mas não faltará boa vontade para buscar as melhores respostas!!

segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

DIA A DIA

Olá!!

Existem aplicações financeiras adequadas para cada situação de disponibilidade do seu dinheiro.

Por exemplo, você tem aquela quantia separada para pagar as contas do mêsMesmo assim, normalmente essas contas não são pagas todas no mesmo dia, mas ao longo do mês.

Mesmo esse dinheiro deve ser protegido e pode-se tirar vantagem dele.

Existem diversas aplicações cujo resgate é diário, ou seja, seu dinheiro acrescido do “ganho do dia” está disponível diariamente para o seu uso.

Dentre eles estão a própria Poupança, CDB e Fundos de Renda Fixa, por exemplo.

Ou seja, de modo geral, só deixe na conta corrente o dinheiro que vai usar no dia. É claro que você tem que ficar atento para não negativar a conta e desta forma, gastar mais com os juros do seu limite de crédito do que com o seu eventual ganho!!!

Existem certas contas em que este mecanismo é automático, ou seja, qualquer dinheiro que fica na conta é automaticamente corrigido pela Poupança.

Não é muito, mas já é alguma coisa...

Além disso, você não deixa esse lucro com o banqueiro!!!


Se é possível, porque você está perdendo dinheiro??

sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

VAMOS COMEÇAR A VIRAR O JOGO!!

Olá!!

Eu tenho estudado bastante o assunto e quero ajudar a esclarecer e informar como é possível GANHAR +++ mais com o seu dinheiro!

Sim, é verdade, já tem muita gente fazendo isso...

Com uma linguagem de difícil entendimento para os leigos, para as pessoas mais velhas, para as pessoas que não tem tempo para se dedicar a entender este mundo do dinheiro e o "economês".

É o seu caso???

Pretendo, nas próximas postagens, mostrar passo a passo o que é preciso fazer, quanto é preciso ter, onde se deve aplicar e como aplicar o seu dinheiro.

Não é fácil, porém é menos difícil do que se pensa e é possível obter um pouco mais do seu dinheiro.

Eu vou dar dicas e oferecer minha ajuda assessorando aos interessados em melhorar, otimizar suas aplicações financeiras e o retorno de seu capital.

Como eu disse antes e é de conhecimento geral, a Poupança é a pior aplicação disponível em termos de rentabilidade.

Na prática, seu dinheiro “perde valor”, ou seja, não ganha o suficiente para compensar a inflação.

Nas próximas postagens vou começar a mostrar as alternativas de investimentos.

Na verdade, os investimentos dependem de diversos fatores, mas dois deles são os principais:

·       O valor disponível e
·       O tempo disponível para investir.

Então, a coisa funciona assim:

·       Quanto mais dinheiro, maior a rentabilidade;
·       Quanto mais tempo, maior a rentabilidade.

Nas próximas postagens vou detalhar as questões relativas a valores e prazos.


Até a próxima!!!

Pergunte, comente, compartilhe!!

quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

INTRODUÇÃO


Olá!!

Eu sou Artur Henrique Messina, engenheiro e "interessado" em economia.

Bem, digamos que eu quero e preciso "proteger" o meu dinheiro e tentar ganhar com o meu patrimônio o máximo possível, me protegendo da inflação e "preparando" minha aposentadoria.

Creio que todos têm essa preocupação, porém pouca gente sabe como fazer isso.

Eu vou tentar te ajudar!

Vou contar uma passagem que aconteceu recentemente e que me influenciou decisivamente no lançamento deste blog.

Foi um episódio preocupante, mas adianto, acabou muito bem.

Tudo começou quando mamãe ficou doente e tinha um diagnóstico que indicava cirurgia e algum tempo para a recuperação total.

Como felizmente não era uma urgência, tivemos tempo para nos planejar, organizamos na família a administração da vida financeira da mamãe, ou seja, verificar os recebimentos e pagamentos a serem realizados nesse período.

Mamãe é e sempre foi uma administradora excepcional: tenho certeza de que tudo que meu pai conseguiu na vida teve o dedo dela, de bom senso, dedicação, economia! Um exemplo que eu procuro seguir!

O tempo passou e hoje mamãe está aposentada e usufrui dos bens que ela e papai amealharam ao longo de quase 50 anos de casamento maravilhoso e muito trabalho.

Porém, foi nesse período de dificuldades de saúde que eu me deparei com uma situação que deve se repetir com muitos e muitos aposentados (e não aposentados também...): mamãe tem uma Poupança! Não é muita coisa, mas é a sua “reservinha” para qualquer eventualidade.

Mamãe gosta muito de viajar e tem uma grande predileção pelos cruzeiros marítimos!

Foi então que eu provei a ela que aquele “dinheirinho” da reserva que está na Poupança podia, em um ano, dar a ela um pequeno cruzeiro marítimo na costa brasileira se aplicado de forma correta!

Sim! A diferença de rentabilidade resulta num valor que pode comprar com sobras um cruzeiro de 3 dias pelo litoral brasileiro! Ainda sobra algum para me pagar um almoço!!

É claro que já estou cuidando para que mamãe faça mais um cruzeiro no próximo ano, já que a saúde está recuperada e ela pronta para se divertir.

E você?

Onde estão suas reservas, seu suado dinheirinho?

Você também é do time que está perdendo um cruzeiro ou quem sabe uma dúzia de cervejas? Não é muito, mas pode e deve ser seu!

Eu vou te dar muitas dicas para você mudar essa situação!


Continue me seguindo! 

As postagens serão segundas, quartas e sextas-feiras.

Pergunte, comente, compartilhe!!