Queridos amigos,
Obrigado pelo apoio e incentivo de todos.
Espero que tenhamos todos um Ano Novo mais suave para todos nós, para o Brasil.
Forte abraço a todos e conto com vocês para continuar seguindo minhas dicas!!
quarta-feira, 30 de dezembro de 2015
EXPLICANDO UM POUCO O “MECANISMO” DA COISA!!
Olá!!
Você
gosta de fazer caridade?
Eu, de
vez em quando, faço uma doação a uma instituição que cuida de crianças ou
idosos carentes...
Mas
você acha que o alvo da sua doação deve ser...
o BANQUEIRO!!
É claro
que o que eu disse é apenas uma metáfora. Mas, de certa forma, nós doamos sim o
nosso suado dinheirinho aos “pobres” BANQUEIROS!!
Qual é
o negócio dos bancos??
Uma
padaria vende pães, um açougue vende carnes...
Qual o
negócio dos BANCOS??
O
negócio dos bancos é...
GANHAR
DINHEIRO!!
Sim,
amigos! Este é o negócio dos bancos.
E como
eles fazem isso?
Na
verdade, de diversas maneiras. A mais clara é o empréstimo de dinheiro com a cobrança de juros.
Mas não
é a única maneira...
Eu,
você e quase todo o mundo tem uma conta bancária. Pagamos – taxas – ao
banco para “tomar conta” do nosso dinheiro.
E
pagamos também por outros serviços, cujos preços variam de
acordo com o “relacionamento” que temos com o banco.
Traduzindo:
em geral, quanto mais dinheiro se tem, menos se paga!
Sim,
“em geral”... Porque, aos menos atentos, esses benefícios são “esquecidos”...
FICA ESPERTO!!
segunda-feira, 28 de dezembro de 2015
INTERESSA MUITO!!!
Olá!!
Vamos analisar alguns dados das
tabelas do post anterior sem entrar muito nos méritos dos termos econômicos
usados – ao longo das próximas postagens explicarei alguns desses termos
básicos.
Vejamos:
vamos tomar como base apenas aplicações com liquidez diária, ou seja, você pode sacar o seu dinheiro a
qualquer momento:
TABELA
1
TABELA
2
Numa
aplicação de R$ 1.000,00 haveria um ganho mensal de até R$ 4,18 o que em um ano
representa até R$ 50,12 – um almoço
num bom restaurante!!
Você
pode dizer: isso não vai fazer diferença na minha vida!!
O BANQUEIRO vai adorar!!!
Note,
porém, que quem já viveu um pouco mais e conseguiu uma reserva um pouco maior se
depara com números mais chocantes.
Quem
conseguiu “poupar” R$ 10.000,00 poderia ter um ganho mensal de até R$ 41,76 o
que em um ano representa até R$ 501,16!! O bom almoço se tornou um banquete!!
E quem
conseguiu “poupar” R$ 30.000,00 poderia ter um ganho mensal de até R$ 125,29 o
que em um ano representa até R$ 1.503,49!!
Olha aí: o cruzeiro está ficando palpável!!
E
então? Parece interessante?
Saiba
que é possível e não é tão difícil quanto possa parecer!!
Pergunte,
comente, compartilhe!!
quarta-feira, 23 de dezembro de 2015
VAMOS AO QUE INTERESSA!!
Olá!!
Hoje eu elaborei
algumas tabelas mostrando diversos valores de aplicação (baseados nas taxas de
rentabilidade referentes a outubro/2015), suas respectivas taxas de remuneração e o prazo de
resgate do investimento. Na segunda tabela eu mostro na prática a diferença de
cada aplicação
para a Poupança em um mês. Na terceira tabela eu mostro essa diferença
em um ano.
A partir daí vamos
começar a ver, a perceber o quanto podemos melhorar nossos ganhos!!
Melhor pensar
assim...
Melhor do que
pensar: Puxa
vida! Quanto dinheiro eu estava perdendo...
*As instituições
financeiras citadas e os respectivos dados estão disponíveis em suas páginas na
internet.
Agora ficou mais
fácil de entender?
Nas próximas postagens vou me aprofundar mais nas explicações e comparações mostradas nas planilhas acima. Aguarde!!!
Pergunte,
comente, compartilhe!!
terça-feira, 22 de dezembro de 2015
DIA A DIA - INFORMAÇÃO COMPLEMENTAR
Olá!!
Conforme lembrou bem o meu amigo Décio Tavares, existe incidência de IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) sobre saques em prazo menor que 30 dias; somente a Poupança escapa dessa taxação.
O Décio, que me honra com a leitura do post é Gerente de uma instituição financeira de primeira linha, ou seja, muito qualificado para dar tal informação!
Porém, é importante ressaltar que a ideia aqui é trabalhar com uma reserva inicial, de forma que o dinheiro que você usa é aquele que você guardou "antes" e não aquele que você acabou de guardar.
O sistema resgatará dessa aplicação mais "antiga" e dessa forma, escapa-se do IOF.
Contribuições como essa são muito importantes, assim como perguntas, dúvidas e opiniões!
Estou muito longe de saber tudo, mas não faltará boa vontade para buscar as melhores respostas!!
Contribuições como essa são muito importantes, assim como perguntas, dúvidas e opiniões!
Estou muito longe de saber tudo, mas não faltará boa vontade para buscar as melhores respostas!!
segunda-feira, 21 de dezembro de 2015
DIA A DIA
Olá!!
Existem aplicações
financeiras adequadas para cada situação de disponibilidade do seu dinheiro.
Por exemplo, você
tem aquela quantia separada para pagar as contas do mês. Mesmo assim,
normalmente essas contas não são pagas todas no mesmo dia, mas ao longo do mês.
Mesmo esse dinheiro
deve ser protegido e pode-se tirar vantagem dele.
Existem diversas
aplicações cujo resgate é diário, ou seja, seu dinheiro acrescido do “ganho do dia” está disponível
diariamente para o seu uso.
Dentre eles estão a
própria Poupança,
CDB e
Fundos de Renda Fixa,
por exemplo.
Ou seja, de modo
geral, só deixe
na conta corrente o dinheiro que vai usar no dia. É claro que você
tem que ficar atento para não negativar a conta e desta forma, gastar mais com
os juros do seu limite de crédito do que com o seu eventual ganho!!!
Existem certas
contas em que este mecanismo é automático, ou seja, qualquer dinheiro que fica
na conta é automaticamente
corrigido pela Poupança.
Não é muito, mas já
é alguma coisa...
Além disso, você
não deixa esse lucro com o banqueiro!!!
Se é possível,
porque você está perdendo dinheiro??
sexta-feira, 18 de dezembro de 2015
VAMOS COMEÇAR A VIRAR O JOGO!!
Olá!!
Eu
tenho estudado bastante o assunto e quero ajudar a esclarecer e informar como é
possível GANHAR +++ mais com o seu dinheiro!
Sim, é
verdade, já tem muita gente fazendo isso...
Com uma
linguagem de difícil entendimento para os leigos, para as pessoas mais velhas,
para as pessoas que não tem tempo para se dedicar a entender este mundo do
dinheiro e o "economês".
É o seu
caso???
Pretendo,
nas próximas postagens, mostrar passo a passo o que é preciso fazer, quanto
é preciso ter, onde se deve aplicar
e como aplicar o seu dinheiro.
Não é
fácil, porém é menos difícil do que se pensa e é possível obter um pouco mais
do seu dinheiro.
Eu vou dar dicas e
oferecer minha ajuda assessorando aos interessados em melhorar, otimizar suas
aplicações financeiras e o retorno de seu capital.
Como eu disse antes e é de
conhecimento geral, a Poupança é
a pior aplicação disponível em termos de rentabilidade.
Na prática, seu dinheiro
“perde valor”, ou seja, não ganha o suficiente para compensar a inflação.
Nas próximas postagens vou
começar a mostrar as alternativas
de investimentos.
Na verdade, os
investimentos dependem de diversos fatores, mas dois deles são os principais:
·
O valor
disponível e
·
O tempo
disponível para investir.
Então, a coisa funciona
assim:
·
Quanto mais
dinheiro, maior a rentabilidade;
·
Quanto mais
tempo, maior a rentabilidade.
Nas próximas postagens vou
detalhar as questões relativas a valores e prazos.
Até a
próxima!!!
Pergunte,
comente, compartilhe!!
quarta-feira, 16 de dezembro de 2015
INTRODUÇÃO
Olá!!
Eu sou Artur Henrique Messina,
engenheiro e "interessado" em economia.
Bem,
digamos que eu quero e preciso "proteger" o meu dinheiro e tentar
ganhar com o meu patrimônio o máximo possível, me protegendo da inflação e
"preparando" minha aposentadoria.
Creio
que todos têm essa preocupação, porém pouca gente sabe como fazer isso.
Eu vou
tentar te ajudar!
Vou
contar uma passagem que aconteceu recentemente e que me influenciou
decisivamente no lançamento deste blog.
Foi um episódio
preocupante, mas adianto, acabou muito bem.
Tudo começou quando mamãe
ficou doente e tinha um diagnóstico que indicava cirurgia e algum tempo para a
recuperação total.
Como felizmente não era
uma urgência, tivemos tempo para nos planejar, organizamos na família a
administração da vida financeira da mamãe, ou seja, verificar os recebimentos e
pagamentos a serem realizados nesse período.
Mamãe é e sempre foi uma
administradora excepcional: tenho certeza de que tudo que meu pai conseguiu na
vida teve o dedo dela, de bom senso, dedicação, economia! Um exemplo que eu
procuro seguir!
O tempo passou e hoje
mamãe está aposentada e usufrui dos bens que ela e papai amealharam ao longo de
quase 50 anos de casamento maravilhoso e muito trabalho.
Porém, foi nesse período
de dificuldades de saúde que eu me deparei com uma situação que deve se repetir
com muitos e muitos aposentados (e não aposentados também...): mamãe tem uma Poupança! Não é muita coisa, mas é a
sua “reservinha” para qualquer eventualidade.
Mamãe gosta muito de
viajar e tem uma grande predileção pelos cruzeiros marítimos!
Foi então que eu provei a
ela que aquele “dinheirinho” da reserva que está na Poupança podia, em um ano, dar a ela um pequeno cruzeiro marítimo
na costa brasileira se aplicado de forma correta!
Sim! A diferença de
rentabilidade resulta num valor que pode comprar com sobras um cruzeiro de 3
dias pelo litoral brasileiro! Ainda sobra algum para me pagar um almoço!!
É claro que já estou
cuidando para que mamãe faça mais um cruzeiro no próximo ano, já que a saúde
está recuperada e ela pronta para se divertir.
E você?
Onde estão suas reservas,
seu suado dinheirinho?
Você também é do time que
está perdendo um cruzeiro ou quem sabe uma dúzia de cervejas? Não é muito, mas
pode e deve ser seu!
Eu vou te dar muitas dicas
para você mudar essa situação!
Continue
me seguindo!
As postagens serão segundas, quartas e sextas-feiras.
Pergunte,
comente, compartilhe!!
Assinar:
Postagens (Atom)




