sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

A CADERNETA DE POUPANÇA É MESMO TÃO RUIM ASSIM???

O Guilherme, que muito me honra com a leitura dos meus posts, questionou a respeito de OPÇÕES:

“Olá Messina, tudo bem? Tenho acompanhado suas planilhas e suas postagens. Excelente material e parabéns!!! Você poderia falar um pouco sobre aplicação em opções. O que você acha desse tema? O risco é maior mas o retorno também se houver um controle diário e calculado.”

Caro Guilherme, como disse na minha apresentação, sou apenas um curioso, estudioso, longe de ser um especialista. Minha idéia com o blog foi a de ajudar iniciantes e desavisados a prestar mais atenção ao seu patrimônio, protegendo-o das grandes perdas que a economia vem impondo.

Mercado de ações e opções é outro papo! Não me sinto a vontade para dar dicas em relação ao assunto, pelo menos por ora.

Existem excelentes assessorias financeiras no mercado - que inclusive são acessíveis pela internet e não cobram nada - que podem ajudá-lo nesse caso.


Concordo com você que é uma alternativa de investimento atraente, mas não é para iniciantes

Meu foco são eles!

Agora vamos ao tema de hoje!

Tenho dito com muita veemência para “fugir” da Caderneta de Poupança.

É preciso que se diga que a economia é mutante, ou seja, depende das condições de cada país, seus bens, sua administração, enfim, seu governo. Depende também das condições do clima, por exemplo – se chove mais ou menos, se neva mais ou menos (ou antes do tempo, ou depois do tempo...). Além disso, depende também da economia mundial, preços das “commodities” – como aço, grãos em geral, petróleo, etc, etc.

A “coisa” está longe de ser simples... são inúmeros fatores que influenciam o “humor” da economia.

A Caderneta de Poupança é uma aplicação voltada para o financiamento de infra-estrutura habitacional do governo. É uma aplicação simples, das mais descomplicadas e, quando a economia está “mais forte”, a diferença entre ela e as demais aplicações continua existindo, porém em níveis muito menores, de forma que somente nos grandes volumes de aplicações essa diferença é sentida de forma relevante.

Meu “mantra”, porém, continua valendo: se eu posso ganhar R$ 1,00 a mais, eu o quero. É meu direito legítimo! Não quero “doá-lo” para o “coitado” do banqueiro. Portanto, procurar por melhores aplicações é uma prática que devemos seguir sempre!!!

Como todos sabemos, o momento do nosso governo e conseqüentemente da nossa economia não é dos melhores (para não dizer que é péssimo!!!).

Neste cenário, as diferenças entre a Caderneta de Poupança e demais aplicações se aviltaram e é por este motivo que a recomendação é muito, muito forte!

Ficar na Poupança é sinônimo de perder muito!

Pesquise, pergunte, una-se a outras pessoas em “clubes de investimentos” informais.

O governo quer que você deixe o seu dinheiro lá quietinho para que ele o use e tire todo o proveito da diferença. É seu dever – bom, pelo menos eu acho que é dever de cada um – tirar o máximo proveito de seu dinheiro, na grande maioria das vezes conseguido a custa de muito trabalho e dedicação.

Boa sorte e conte comigo!

quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

YES, WE CAN

Olá!!

Sim, é possível!

Seguindo minha teoria do “grupo de confiança”, é possível juntar recursos de forma a completar este valor mínimo e todos lucrarem, usufruindo desses ganhos maiores.

Mamãe tem 10, vovó tem 5, titia tem mais 5, o filho tem 3  e eu consigo separar os 7 restantes. Pronto!
Eis nossos R$ 30.000!

Não sei se você leu meu post relativo a “aplicações conjuntas”, como se fosse um pequeno clube de investimentos.

Como funciona: eu tenho um pouco, você tem mais um pouco e o xxx tem mais um pouco. Se cada um tentar aplicar esse “um pouco” sozinho não vai obter nada melhor que a poupança.

Mas se nos juntarmos, faremos dessa soma de vários “um pouco” um montante que pode obter uma taxa de retorno muito melhor.

Veja a simulação abaixo:

Valor R$ 5.000,00

A simulação abaixo utiliza como parâmetros os valores das taxas de 2015 – não sabemos como estarão em 2016, porém a tendência é permanecerem parecidas, principalmente as “diferenças”.

É importante frisar que a cada dia o “mercado” analisa as condições da economia e oferece seus títulos conforme é essa percepção de melhora ou piora da economia. Sendo assim, não quer dizer que um “produto”, ou seja, uma aplicação disponível hoje esteja disponível amanhã. Por outro lado, pode estar até mesmo com condições mais atrativas!

Vamos utilizar exemplo de LCA com vencimento em 180 dias.


*Referência: jan/2016

Que tal em 6 meses ganhar R$ 87,33 a mais do que na Poupança???

Parece bom?

A questão é a seguinte: para obter essa taxa da simulação a condição é a seguinte:

·       Valor da aplicação: R$ 30.000,00;

·       Prazo de aplicação: 6 meses*

*Nesse prazo você não pode resgatar o dinheiro.

Então, a ideia é essa: eu tenho um dinheiro que é minha reserva que não pretendo mexer nos próximos 6 meses e vou me juntar a um grupo com essas mesmas características para atingir o valor necessário a este investimento – por exemplo, 6 cotas de R$ 5.000,00.

Eu me proponho a atuar como gestor da aplicação: primeiro pesquisarei o melhor investimento – levando em conta a solidez da instituição - e manterei os participantes informados da situação do investimento da maneira mais conveniente para o grupo - semanalmente, quinzenalmente, ou outro prazo qualquer. E, é claro, cobrarei minha remuneração pelo serviço.

Poxa, eu só tenho R$ 2.500,00...

Não tem problema: vamos fazer um grupo com 12 cotas de R$ 2.500,00. Quem pode ficar com 2 cotas, fica...ou 3 ou 4...

O importante é obter o valor da aplicação.

Como eu disse, este é apenas um exemplo. Existem outras possibilidades de aplicações com outros valores de investimentos, prazos e, é claro, taxas de retorno.

Vou dar outro exemplo:

Esta aplicação exige R$ 10.000,00 e prazo de 149 dias (ou 5 meses). Daí, os valores ficam assim:


*Referência: jan/2016

Você pode pensar: “Poxa, tudo isso para ganhar R$ 70,00?
Essa é a forma errada de pensar: os caras que “cuidam” do seu dinheiro pensam assim: “Oba!! Mais R$ 70,00!!!”

O que você tem que pensar é que, sem fazer nada, você vai ganhar mais R$ 70,00!!!

Além disso, hoje você tem R$5.000,00. Eu desejo que muito em breve você tenha R$ 500.000,00!!
Daí, os R$ 70,00 se transformam em R$ 7.000,00!!
Que tal? Vai deixar passar??

Estou aqui para ajudar. Tire também todas as suas dúvidas me enviando suas perguntas. Terei prazer em respondê-las.

segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

INDO FUNDO NA OPORTUNIDADE

Olá!!

Como eu disse no post anterior, vamos examinar com um pouco mais de profundidade as possibilidades de ganhos quando se pode dispor do dinheiro, daquela sua “reserva” por certo prazo.

Como eu disse antes, certas reservas tem objetivos certos: por exemplo, a reserva para a faculdade de um filho ou para fazer aquela viagem no ano que vem...

Ora, não se pretende “mexer” nesse dinheiro, pensa-se nele com fim específico... É como se ele não existisse...

Bingo!

Pois é! Esse dinheiro pode ser investido em uma aplicação que exige que ele fique “preso” por determinado prazo. Mas você não pretendia mesmo mexer nele!!!

Vamos a alguns exemplos:


*Referência 25/01/2016

A primeira coisa importante é que, normalmente este tipo de aplicação exige valores mínimos não exatamente “pequenos”. Sendo mais direto, são valores relativamente altos.


Como se vê, a aplicação mínina dessas boas alternativas, que dão um retorno muito bom, é de R$ 10.000,00 (existem outras, mas é necessário analisar as taxas e a confiabilidade da instituição – não é porque existe o fundo garantidor que você vai arriscar demais!!!)

Nessas aplicações – e essas são apenas algumas de um universo bem maior – temos prazos que variam de 90 dias ou 3 meses até 360 dias ou 1 ano.

Você não dispõe dessa quantia?

Volte ao meu post de 13/01/2016 – A UNIÃO FAZ A FORÇA!!

Esta é a solução para aproveitar essas oportunidades!!


Pergunte, comente, compartilhe!!

sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

CRIANDO A OPORTUNIDADE

Olá!!

Hoje vou falar de uma situação que pode ocorrer. Aliás, eu diria que essa é uma situação ideal e devemos persegui-la.

Confesso que eu mesmo não tinha conseguido, ou melhor, não tinha me dado conta de que era uma situação de que eu podia desfrutar.

Explico melhor: essa é uma situação que nem sempre é uma opção, porque muitas vezes necessitamos que o dinheiro, aquela nossa reserva, esteja disponível “de imediato”.

Afinal, se estamos pensando numa “emergência”, não se admite que o dinheiro esteja “preso” numa aplicação e cujo resgate leve a grandes perdas. Ninguém quer isso...

Mas, será que não se pode pensar em uma situação intermediária?

Certamente é uma situação que não está disponível a todos, mas só você pode dizer se isso é pra você!

ideia é separar parte das suas reservas – certamente isso dependerá de quanto cada um tem; mas, depende também da confiança e da decisão de cada um!!

Se você se encaixa no perfil que descrevi, vou indicar as alternativas disponíveis para você ganhar +++, ainda mais!

O segredo é colocar essa reserva a qual você sabe, você confia que só vai precisar dela “lá na frente” numa aplicação com resgate atrelado a prazo.

Como eu já disse antes, quanto maior o valor e maior o prazo disponível para aplicação, maior a taxa de retorno.

Nas próximas postagens, vou analisar detalhadamente as alternativas mais interessantes para este investimento.


Pergunte, comente, compartilhe!!

quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

INVESTIR COM SEGURANÇA - 2

Olá!!

Importante saber que aplicações não são garantidas pelo FGC.

São elas:

ü Fundos de Investimento Imobiliário (FII) – diferentemente das Letras de Crédito Imobiliário, os Fundos de Investimento Imobiliário não contam com garantia do FGC.

ü Fundos de Investimento Financeiro – Aqueles fundos oferecidos pelos bancos para seus clientes não são garantidos pelo FGC.

ü Certificado de Recebíveis Imobiliários (CRI) – Títulos de crédito emitidos por companhias securitizadoras de direitos creditórios de negócios imobiliários, com base em recebíveis adquiridos.

ü Certificado de Recebíveis do Agronegócio (CRA) – Títulos de crédito emitidos por companhias securitizadoras de direitos creditórios do agronegócio, com base em recebíveis adquiridos.

ü Debêntures – Títulos de crédito emitidos por empresas de diversos ramos, com o objetivo de financiar investimentos, rolar dívidas, fornecer capital de giro, entre outros.

ü Letras Financeiras (LF) – Título emitido por bancos múltiplos, comerciais, e de investimento; sociedades de crédito, financiamento e investimento; caixas econômicas; companhias hipotecárias; e sociedades de crédito imobiliário. Se parece com o CDB, mas não possui garantia do FGC.

ü Fundos de Investimentos em Direitos Creditórios – Aplicação em que a maior parte dos recursos é destinada à aquisição de direitos creditórios que uma empresa tem a receber, como duplicatas, cheques, contratos de aluguel e outros. O direito de recebimento desses créditos é negociável, quer dizer, a empresa o cede a terceiros e isso é feito por meio de um FIDC.

O fato dessas aplicações não terem a garantia do FGC não quer dizer que sejam aplicações ruins. São apenas “mais arriscadas”. Por outro lado, aplicações mais arriscadas tendem a dar um retorno maior.
Estes dados dão mais tranqüilidade para você fazer a melhor escolha para o seu caso. Você quer arriscar mais ou ser mais conservador?

A escolha é sua!!

segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

INVESTIR COM SEGURANÇA

Olá!!

Uma questão muito importante, que deve ser levada em conta é a relativa à segurança de cada aplicação!

Importante entender a conotação da palavra “segurança”.

Você pode perguntar: o que acontece com meu dinheiro se o banco/instituição financeira onde eu tenho conta e o aplico quebrar?

Quebrar, ir a falência, não conseguir honrar seus compromissos...

- E daí, vou perder tudo??

É uma boa pergunta!

Bem, fique tranqüilo! As aplicações mais comuns como a Poupança, os CDBs e os fundos de renda fixa e até mesmo os LCIs e os LCAs estão protegidos até o limite de R$ 250.000,00 por CPF por instituição financeira. É o Fundo Garantidor de Créditos (FGC). FGC é uma entidade privada sem fins lucrativos mantido pelas instituições financeiras associadas. O Banco Central obriga bancos e determinados tipos de instituições a se associarem ao fundo. 


Os títulos públicos que você pode adquirir através do Tesouro Direto não possuem garantia do FGC. 

Neste caso a garantia é oferecida pelo Governo Federal. Ou seja, difícil pensar que o governo federal não honre seus compromissos.

Que bom! Assim dá pra ficar mais tranquilo!

Um abraço a todos!



quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

UM POUCO MAIS DE TESOURO DIRETO

Olá!

Uma leitora solicitou mais detalhes a respeito da aplicação no Tesouro Direto. Eu respondi diretamente a ela, porém, resolvi compartilhar a resposta com todos.

O Tesouro Direto, conforme informei no meu post anterior é uma aplicação segura e garantida pelo próprio governo federal.

Tem como característica a necessidade de que se “abra uma conta” numa corretora.

Algumas corretoras não cobram taxas, porém existem taxas obrigatórias: taxa de negociação de 0,10% e taxa de custódia anual da BM&F Bovespa de 0,30%.

Por exemplo, as corretoras do Banco do Brasil, Itaú e Ágora não cobram taxas de administração / corretagem.

Daí, aberta a conta, você receberá uma senha fornecida pela corretora que habilitará o investidor a fazer o acesso.

A partir daí o investidor pode fazer toda a operação diretamente no site do Tesouro Direto, ou seja, não precisa recorrer à corretora.

Para comprar, no site do Tesouro selecione a sua corretora e os títulos desejados – Pré-fixados, Pós-fixados ou atrelados a inflação. Os pós-fixados (Letra Financeira do Tesouro-LFT) são vinculados a SELIC e o risco é menor.

Quem fará o pagamento é a corretora – por isso você deverá ter o valor para a compra na sua conta da corretora até a data informada pelo sistema.

O processo de venda ocorre de maneira similar.

Como se vê, tem um “trabalhinho” envolvido, mas vale a pena para ganhar um pouco mais.

Existem também outras opções como CDBs, LCAs e LCIs. No caso de LCAs/LCIs, os valores exigidos como mínimo são um pouco maiores.

Tem uma coisa muito importante: os grandes bancos em geral oferecem as menores taxas do mercado. Então, aconselho pesquisar bancos menores que oferecem taxas muito melhores e exigem quantias menores para aplicação inicial.


Na próxima publicação falarei de segurança, mas adianto que os pequenos bancos têm a mesma segurança dos grandes bancos porque os investimentos (até R$ 250.000,00 por conta/por CPF) estão protegidos por um seguro a que todos os bancos são obrigados a se associar.

Então é isso! Vamos em frente!!

quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

A UNIÃO FAZ A FORÇA

Olá!!

Hoje vou contar uma história, na verdade algo que aconteceu por volta de 1988, quando a inflação no Brasil era altíssima e o dinheiro perdia valor dia a dia.

Para proteger o valor do dinheiro havia uma aplicação diária na qual o dinheiro “dormia” no banco. Essa operação era chamada de “over night”.
A inflação era tão alta que, quem não tinha a possibilidade de aplicar o dinheiro no “over night” podia perder em um mês 30, 40, 50% do valor do dinheiro!!!

A cada dia o dinheiro era aplicado e recebia juros e correção monetária.

Naquela época eu já tinha minhas reservas e procurava protegê-las da melhor forma possível.

Naquela época (como agora!!), quanto mais dinheiro era aplicado, maior era a “taxa” que os bancos pagavam.

Foi então que eu e um querido amigo pensamos na seguinte situação: se aplicando mais dinheiro temos uma “taxa” maior, porque não juntamos nosso dinheiro e o aplicamos juntos?

E assim nós fizemos. Contamos a outros amigos e familiares que gostaram muito da ideia de ganhar mais, de obter uma “taxa” melhor.

Chegamos a ter aproximadamente 40 amigos, parentes, colegas, amigos de amigos, participando desse “clube informal de investimentos”.

Na época, a informática ainda não estava tão disponível e acessível a todos como hoje. Aí entrou o fator sorte: meu amigo trabalhava na área de informática e desenvolveu um aplicativo para controlar os saldos de cada um dos participantes que recebiam diariamente um informe com o saldo diário; da mesma forma, recebíamos na parte da manhã todas as movimentações do dia: saques e novas aplicações.

Tenho orgulho em dizer que não houve nenhuma reclamação, o clube funcionou muito bem enquanto durou.

Naquela época as regras do sistema financeiro mudavam mais que os técnicos no campeonato brasileiro!!!

Então, num certo momento aquilo acabou, mas foi uma experiência que sempre ficou na minha cabeça.

Essa experiência pode ser repetida nos dias de hoje para melhorar os ganhos do seu dinheiro. Podem-se criar grupos de pessoas, familiares, amigos, enfim, grupos com confiança mútua para que todos os membros tirem o melhor proveito que o dinheiro possa dar.

Vamos pensar nisso juntos?

Eu posso ajudar muito para viabilizar essa alternativa e dar aos participantes de um grupo assim formado para tirar o melhor aproveitamento o dinheiro numa aplicação mais rentável. No final, cada um tira a sua parte, aproveitando uma taxa de aplicação bem melhor que o “pixuleco” da Poupança!!

FALE COM AMIGOS E PARENTES E MONTE SEU GRUPO!

segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

ALTERNATIVAS - TESOURO DIRETO

Olá!!

Tesouro Direto!

Essa aplicação não tem carência depois dos primeiros 30 dias de aplicação, ou seja, tem liquidez diária.

É uma aplicação que paga IOF - somente no caso de resgate antes dos primeiros 30 dias – e imposto de renda. Mesmo assim, vem alcançando um rendimento significativamente superior a Poupança.

Só tem um probleminha: é necessário um agente financeiro, um gestor para intermediar a transação, que é uma corretora.

É necessário “abrir uma conta” na corretora e, em geral, elas cobram uma taxa de administração dessas transações – existem corretoras que não cobram essa taxa. Isso em geral  dependerá dos valores e prazos envolvidos.

É importante dizer que essa aplicação,como o próprio nome diz, é garantida pelo Tesouro Nacional, ou seja, pelo governo federal.

Ou seja, é muito segura.

Dá um pouco de trabalho, mas é uma boa aplicação!!

A boa notícia é a seguinte: a BM&F Bovespa em parceria com o Tesouro Nacional desenvolveu uma plataforma em que o processo de compra pode ser totalmente on-line, ou seja, você pode fazer aplicações e resgates a partir do seu computador.

Voltaremos a falar dessa aplicação e das corretoras e bancos que fazem essa operação.

Caso haja interesse por esta aplicação, estou à disposição para mais informações e apoio.


Pergunte, comente, compartilhe!!

sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

ALTERNATIVAS

Olá!!

Esse dinheiro pode estar disponível por alguns dias, alguns meses, alguns anos... Cada situação tem um caminho melhor para se investir, proteger seu dinheiro, tirar o máximo dele.

Todas as famílias têm uma mãe, uma avó aposentada que tem o seu dinheirinho da aposentadoria no banco dando muito, muito lucro ao banqueiro!!

Sim, ao BANQUEIRO!! Como se ele já não tivesse dinheiro suficiente!!

Você quer doar seu dinheiro, tudo bem!


Mas você doaria ao BANQUEIRO?!

Vamos voltar a falar do que mais interessa: as alternativas de aplicações que podem dar um retorno melhor ao seu dinheiro, ao seu investimento.

Como eu já disse antes, na verdade, os investimentos dependem de diversos fatores, mas dois deles são os principais:

  • O valor disponível e
  • O tempo disponível para investir.

Vamos voltar àquelas planilhas que eu publiquei lá atrás com alternativas de investimentos.

Na maioria das aplicações os bancos exigem quantias mínimas para a aplicação – a não ser a Poupança.

Além da Poupança existe, por exemplo, outra alternativa, cuja aplicação inicial não passa de R$ 30,00!!

Sim, isso mesmo!! R$ 30,00!!

Chama-se Tesouro Direto!

Falaremos mais dessa aplicação, uma boa alternativa!!

Além disso, alguns bancos – menos badalados – têm aplicações em CDB a partir de R$1.000,00 com liquidez diária!! 


Pergunte, comente, compartilhe!!