O Guilherme, que muito me honra com a
leitura dos meus posts, questionou a respeito de OPÇÕES:
“Olá Messina, tudo bem? Tenho acompanhado suas planilhas e suas postagens. Excelente material e parabéns!!! Você poderia falar um pouco sobre aplicação em opções. O que você acha desse tema? O risco é maior mas o retorno também se houver um controle diário e calculado.”
Caro Guilherme, como disse na minha
apresentação, sou apenas um curioso, estudioso, longe de ser um especialista.
Minha idéia com o blog foi a de ajudar iniciantes e desavisados a prestar mais
atenção ao seu patrimônio, protegendo-o das grandes perdas que a
economia vem impondo.
Mercado de ações e opções é outro papo! Não me sinto a
vontade para dar dicas em relação ao assunto, pelo menos por ora.
Existem excelentes assessorias
financeiras no mercado - que inclusive são acessíveis pela internet e não cobram nada - que podem ajudá-lo nesse caso.
Concordo com você que é uma alternativa de
investimento atraente, mas não é para iniciantes.
Meu foco são eles!
Agora vamos ao tema de hoje!
Tenho dito com muita
veemência para “fugir”
da Caderneta de
Poupança.
É preciso que se diga que
a economia é mutante,
ou seja, depende
das condições de cada país, seus bens, sua administração, enfim, seu
governo. Depende também das condições do clima, por exemplo – se chove mais ou
menos, se neva mais ou menos (ou antes do tempo, ou depois do tempo...). Além
disso, depende também da economia mundial, preços das “commodities” – como aço,
grãos em geral, petróleo, etc, etc.
A “coisa” está longe de ser simples... são inúmeros
fatores que influenciam o “humor” da economia.
A Caderneta de Poupança é uma
aplicação voltada para o financiamento de infra-estrutura habitacional do governo. É uma
aplicação simples, das mais descomplicadas e, quando a economia está “mais
forte”, a diferença
entre ela e as demais
aplicações continua existindo, porém em níveis muito menores, de forma que
somente nos grandes volumes de aplicações essa diferença é sentida de forma relevante.
Meu “mantra”, porém, continua valendo:
se eu posso ganhar R$ 1,00 a mais, eu o quero. É meu direito legítimo! Não
quero “doá-lo”
para o “coitado”
do banqueiro. Portanto, procurar por melhores aplicações é uma prática
que devemos seguir sempre!!!
Como todos sabemos, o
momento do nosso governo e conseqüentemente da nossa economia não é dos
melhores (para não dizer que é péssimo!!!).
Neste cenário, as
diferenças entre a Caderneta de Poupança e demais aplicações se aviltaram e é
por este motivo que a recomendação é muito, muito forte!
Ficar na Poupança
é sinônimo de perder
muito!
Pesquise, pergunte, una-se
a outras pessoas em “clubes de investimentos” informais.
O governo quer que você
deixe o seu dinheiro lá quietinho para que ele o use e tire todo o proveito da
diferença. É seu dever – bom, pelo menos eu acho que é dever de cada um – tirar
o máximo
proveito de seu dinheiro, na grande maioria das vezes conseguido a
custa de muito
trabalho e dedicação.
Boa sorte e conte comigo!



