terça-feira, 31 de maio de 2016

AÇÕES E BOLSA DE VALORES – QUE MEDO!! – parte 2

Olá,

Depois da minha primeira experiência no mercado de ações – se é que se pode chamar de experiência – eu continuei bastante interessado nessa alternativa de investimento.

Mas diante de muito trabalho, as preocupações do dia a dia, os filhos, a casa e muito mais, não tive muito tempo para me dedicar a estudar o mercado e todas as suas nuances e peculiaridades, que, aliás, são muitas.

A verdade é que o mercado de ações e o investimento nele, efetivamente demandam um conhecimento mais profundo desse universo.

Você já deve ter ouvido o bordão:

“A BOLSA DE VALORES NÃO É PARA AMADORES”

Eu diria que não é bem assim!!

E vou embasar meu raciocínio.

Primeiro, é necessário que entendamos o que é uma ação. É certo que darei explicações simplificadas, apenas para um melhor entendimento dos completamente leigos no assunto. Já disse isso, mas não custa repetir: não sou economista! Sou apenas um interessado no assunto que pretende dividir o pouco conhecimento que tem.

Uma ação representa um “pedacinho” de uma empresa. Ou seja, é uma estrutura na qual uma empresa é “dividida” em títulos e cada título representa uma “fração da empresa” – seus ativos, seus recebíveis, suas dívidas, seus imóveis, máquinas, enfim, tudo o que está incluído no “patrimônio da empresa” e que forma seu valor.

E o que é a cotação de uma ação?

Bem, aí é que a coisa se complica um pouco: o mercado “sabe”, “tem conhecimento” (afinal, as notícias correm, as informações são públicas na sua maioria e, muitas delas, são informações que, por obrigação, são disponibilizadas ao público em geral – como balanços das empresas de capital aberto, por exemplo) e, através dessas informações – se vendeu mais, se vendeu menos, se tem mais ou menos dívidas, se sofreu mais ou menos calote... – o mercado “precifica” as ações que podem, de acordo com o conjunto de informações, aumentar ou diminuir seu preço.

Numa explicação rápida e simplista, é assim que funciona!

Entendido o “primeiro passo”, na próxima publicação explicarei porque “amadores” (como eu...) também podem aplicar na Bolsa de Valores.

O objetivo é sempre o mesmo:


GANHE+++!! 

terça-feira, 24 de maio de 2016

AÇÕES E BOLSA DE VALORES – QUE MEDO!! – parte 1

Olá!

Depois de muitas postagens, alguma resistência, certo receio de falar no assunto, cedi: por que não falar de ações?

Creio que todos, na verdade, tem uma forte atração por ações e bolsa de valores!

Creio que muitas fantasias povoam as cabeças das pessoas em geral – pelo menos, povoavam a minha...

Bolsa de valores e ações me remetiam a “apostas”, certo clima de cassino, grandes ganhos e... Grandes perdas também!

Não é bem assim...

Definitivamente não é assim!

Esta série de artigos que eu vou publicar visa desmistificar este polêmico assunto.

Primeiro, vamos às confissões: eu já tive ações e...

Na verdade, eu e a Cris (para quem não conhece, minha parceira de todas as vidas, tenho certeza...) ganhamos um lote de ações do Banco do Brasil do avô dela, que foi por mais de 50 anos tesoureiro do banco.

Ou seja, tinha uma vida de Banco do Brasil e colocou seu lastro financeiro todo em ações e principalmente (mas não exclusivamente) em ações do Banco do Brasil.

Posso dizer que esse avô conseguiu ajudar todos os netos, dando a eles este “empurrão” de vida. Alguns aproveitaram, outros, nem tanto...

Por algum tempo nossas ações renderam dividendos semestrais, um dinheirinho muito bem vindo.

Infelizmente, num certo período de forte turbulência econômica – só mais um desse nosso Brasil – o Banco do Brasil deixou de distribuir dividendos, o que nos deixou um pouco decepcionados...

Naquela época eu não parei para fazer análises mais profundas da situação, apenas senti o drama...

Naquela época, começando a vida, recém-casado e ainda atrás do imóvel próprio, foi um caminho natural juntar as economias e vender as ações para completar o valor necessário para comprar nosso primeiro imóvel!

Assim terminou minha primeira experiência com ações.

A decepção pelo não pagamento de dividendos de certa forma foi compensada pelo bom valor patrimonial das ações, que nos rendeu uma boa parte do valor de que necessitávamos para comprar nossa casa.

Isso não deixa de ser normal no mundo dos investimentos: vender um ativo para comprar outro, conforme os movimentos do mercado!!


O importante é que o dinheiro esteja alocado no melhor ativo de modo que você sempre GANHE+++!!!

terça-feira, 17 de maio de 2016

BATENDO UM POUCO MAIS NA MESMA TECLA


Olá!

Como eu já disse, o grande motivador da minha produção dessa série de posts foi o de ajudar uma parcela (enorme) da população que não tem nenhuma afinidade com investimentos.

É um paradoxo interessante: todos gostam de ganhar (+++) dinheiro, mas muito poucos se dispõem a se instruir sobre a maneira de fazer isso...

Realmente a matéria é complexa e os parâmetros, ou seja, todas as coisas que influenciam o cenário econômico são muitos e, na sua grande maioria, imprevisíveis e imponderáveis. É certo que para especialistas e estudiosos este cenário alcança uma previsibilidade muito melhor que para o leigo.

Por este motivo é importante que se tenha uma assessoria econômica.

Digo isso sem nenhuma pretensão. A questão aqui se resume no seguinte: quem sabe um pouquinho mais ajuda quem sabe menos.

Infelizmente o seu gerente do banco antes de te ajudar, ajuda a si próprio – tem metas a cumprir e compromissos com seu empregador.

Infelizmente, como eu já disse, certas situações esbarram na imoralidade, na má-fé, no estelionato ainda que consentido.

Eu tenho ajudado um pequeno grupo e me orgulho de dizer que, sem grandes peripécias e muito menos riscos, obtivemos um resultado bom (nada espetacular...).

O “pano de fundo”, porém, é que este grupo de pessoas ia ganhar somente a rentabilidade da poupança, ou seja, ia perder dinheiro – sim, porque a poupança está perdendo até   mesmo da inflação!

Pois bem, esse grupo ganhou bem mais do que ganharia.

E aí, a palavra que mais importa é “mais”!!

Esse ganho extra – 1, 10, 100 – pertence ao investidor que dele fará o melhor uso. Comprará uma bala, um almoço, um espetáculo no teatro, dará um agrado aos netos, seja lá o que for!!

Para melhorar sempre o desempenho dos ganhos desse grupo, tenho estudado cada dia mais e mais.

Repito que parte do sucesso desse desempenho é a união desses investimentos numa carteira, dando mais força ao investimento.

Como eu sempre digo a dupla valor/prazo é a vedete para se obter melhores investimentos com maiores rentabilidades.

Então, procure pessoas mais bem informadas em seu círculo, forme seu grupo, explore essa possibilidade.

Eu estou á disposição para ajudar!


GANHE+++!! 

terça-feira, 10 de maio de 2016

FUNDOS DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO – FIIs – Parte 3

Existem vários FIIs que possuem cotas negociadas na Bolsa de Valores, num mercado semelhante ao de ações, no qual pode-se comprar e vender através de uma corretora.

Como em outras modalidades de investimentos é importante sempre checar a reputação do fundo imobiliário e sua liquidez antes de comprá-lo.

Não é preciso ser um investidor profissional nem ter o valor total do imóvel para investir nos FIIs.

Com R$1 mil ou R$3 mil já é possível começar.

O potencial de rendimento desses fundos comparado ao aluguel é de que sejam 3 vezes maiores. Faça as contas: 0,90% contra 0,30%. TRÊS VEZES MAIS!

E esse “aluguel” cai automaticamente na sua conta corrente na corretora – sem burocracia, sem o estresse da cobrança e sem imposto de renda para pessoa física.

Há, contudo, imposto sobre o ganho de capital na venda das cotas. Se você tiver lucro na operação, deverá pagar 20% de IR no mês seguinte ao da venda.

Prejuízos podem ser compensados com lucros posteriores, mas apenas de operações também com fundos imobiliários. E não existe isenção de IR para vendas abaixo de R$ 20 mil no mês para os FIIs.

Resumindo as vantagens dos FIIs

1 - Isenção fiscal: os rendimentos distribuídos são em geral isentos de impostos. Devido às condições atuais de mercado, os retornos têm estado bem mais atrativos do que os de aluguéis convencionais.

2 - Menos burocracia: nada de papelada, cartórios ou advogados. Você só precisa ter conta em corretora.

3 - Maior liquidez: dá para comprar e vender um FII no mesmo dia;

4 - Custos menores de transação: você não precisa pagar taxas altas de corretores imobiliários, apenas os custos da corretora e da BM&FBovespa. Pela corretagem é possível pagar taxas de apenas R$ 10 por ordem de compra/venda, independentemente do volume.

5 - Acessibilidade: você não precisa ter o valor total de um imóvel.

6 - Gestão profissional: há profissionais qualificados administrando o fundo.

7 - Maior qualidade dos imóveis: maior acesso a imóveis de qualidade por um menor custo de aquisição.

Agora com mais essa modalidade de investimento bem explicada, “descomplicada”, esmiuçada, você pode aproveitar mais essa alternativa.


GANHE+++!

quinta-feira, 5 de maio de 2016

FUNDOS DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO – FIIs – Parte 2

Olá,

Como eu disse no post anterior, existe uma outra “forma” de investir em imóveis e, mesmo se você não tem muito dinheiro.

Os Fundos de Investimentos Imobiliários, conhecidos também como FIIs, como o próprio nome diz são fundos baseados numa carteira de imóveis residenciais e/ou comerciais, sendo que os rendimentos desses fundos se baseiam nos aluguéis desses imóveis. Nesses imóveis estão inclusos galpões, salas comerciais, lojas em shopping centers, por exemplo.

Isso mesmo! A gestão desses fundos é profissional e procura os imóveis que podem dar os melhores retornos. Isso não quer dizer que, por exemplo, nesses tempos difíceis da economia que estamos vivendo, esses fundos também não tenham dificuldades e... perdas!

Sim, como todos os outros investimentos (quase todos), este também está sujeito a riscos.

Vamos raciocinar com um imóvel qualquer destinado a renda: caso ele fique desocupado, ou caso o locatário não consiga pagar o aluguel, o dono do imóvel terá prejuízos, perdas financeiras...

Do mesmo modo funcionam esses fundos, mas de forma atenuada. Explico: já que o fundo tem vários imóveis na carteira, o impacto de um imóvel desocupado ou de inadimplência fica mais diluído e as perdas financeiras – que ainda assim existem – fica mais “suave”, por assim dizer.

O investidor tem seu retorno por meio da distribuição de rendimentos - em sua grande maioria mensal - e pela venda das cotas.

No próximo post vou completar as informações para mais essa alternativa de investimento.

Sempre pensando no melhor para você!


GANHE+++!

terça-feira, 3 de maio de 2016

FUNDOS DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO – FIIs – Parte 1

Olá,

Um investimento que sempre povoou a mente dos investidores, especialmente os brasileiros, é em imóveis. A casa própria é o bem mais caro, mais buscado pela grande maioria.

Sim, a casa própria é realmente importante! Além de uma reserva familiar, é um ativo importante e não deixa de ser um investimento!

Além da moradia propriamente dita, os brasileiros em geral adoram ter imóveis – é um investimento “sólido” – sempre ouvi essa frase...

Sim, é verdade, é sólido... Mas não são somente pontos positivos.

Existem também os pontos negativos:

·       Alto valor de investimento – em geral, os valores envolvidos são altos;

·       Baixa liquidez – se for necessário transformá-lo em dinheiro rapidamente (por exemplo, para uma emergência de saúde), isso não é fácil e pode-se perder muito;

·       Em geral, baixo retorno – o imóvel alugado, em geral, dá um retorno bem menor que outros investimentos disponíveis no mercado, além disso, existe a possibilidade de imóvel de aluguel ficar desocupado e, neste caso, condomínio, luz, IPTU, outros custos devem ser arcados pelo proprietário;

·       Altos custos de manutenção – a manutenção do imóvel deve ser realizada pelo proprietário.

Mas, um imóvel é sempre um imóvel...

A boa notícia é que existe outra forma de investir em imóveis, sem, no entanto, ter que dispor da totalidade do valor de um imóvel.

São os Fundos de Investimentos Imobiliários – também conhecidos como FIIs.

No próximo post vou dar mais detalhes a respeito dessa modalidade de investimento e como pode-se ter acesso a ele.

Mais uma alternativa!


Eu só quero que você GANHE+++!