Olá,
Continuando com minhas
impressões em relação a ações e bolsa de valores, vamos voltar ao tema
iniciado anteriormente:
- Realmente a bolsa de valores é coisa de profissionais?
Como eu, você já deve ter
ouvido o seguinte comentário:
- Fulano “apostou” na bolsa e ganhou/perdeu uma bolada!
Vejam só as peculiaridades
desse comentário:
“Apostar” na bolsa? Algum desavisado pegou uma “dica quente”
e quis “tirar
proveito”, “ganhar no mole”, daí, ganhou/perdeu!!!
Bem, esse “modelo” não é
recomendado!!
Em primeiro lugar, é
importante distinguir duas formas de investir na bolsa:
Ø Pode-se
“especular”
na bolsa de valores. O que é isso? A idéia é comprar ações na baixa (ou seja,
com preço baixo para os padrões do mercado) e vender na alta;
Ø Pode-se
formar uma
carteira de ações e desfrutar da distribuição de dividendos dessa
carteira de ações.
Talvez aí possamos separar
profissionais de amadores:
profissionais,
profundos conhecedores das bolsas de valores, com um acompanhamento contínuo
dos movimentos diários do mercado tem maiores probabilidades de se “dar bem” na
“modalidade especulação”.
Nós, leigos, podemos sim
investir em ações!
O melhor caminho é montar
uma carteira de ações!
Como eu já expliquei, uma
ação é um “pedacinho” de uma empresa e este “pedacinho” da empresa tem direito aos lucros
que ela produz.
As empresas que estão na
bolsa de valores, em geral, são empresas de primeira linha. Isso não quer dizer
que não tenham problemas: agora mesmo (já há algum tempo...) estamos
vivenciando uma situação muito ruim em relação a uma empresa que sempre foi
sólida e uma das empresas mais importantes do Brasil: a PETROBRAS.
Sim, pode acontecer, até
mesmo com essa empresa gigante – é certo que as situações ocorridas neste caso
transcendem qualquer análise que se pudesse fazer – Lava Jato, queda de preços do petróleo no
mercado mundial e situação econômica caótica do país, só podia dar
no que deu.
O que acontece com quem tem ou tinha ações da Petrobras?
Bem, essas pessoas estão perdendo muito
dinheiro: perdendo dinheiro porque as ações perderam valor, ou seja,
por conta de todos esses problemas a empresa perdeu muito valor; e perdendo
dinheiro porque a empresa não está tendo lucros, muito pelo contrário, está
tendo prejuízos. Portanto, não está havendo distribuição de dividendos.
Pois é, nunca nos
esqueçamos que “risco”
sempre existe quando se fala em “investimento”.
A diferença entre um investimento
chamado “conservador”
e um investimento chamado “agressivo” é exatamente o risco envolvido.
Quando se fala em ações
sempre estamos nos referindo a investimento de perfil “agressivo”.
Mas, já dissemos, risco e agressividade podem levar a maiores ganhos.
É isso que buscamos
afinal!
No próximo post vou detalhar
o modelo de carteira
de ações, um modelo menos agressivo e, portanto, com menores riscos
envolvidos.
O objetivo é sempre o mesmo!
GANHE+++!!