Olá!
Todo mundo sabe – ou
deveria saber... – que o Brasil tem um sistema previdenciário muito sofrível e
virtualmente “quebrado”.
O que quero dizer é que o sistema
previdenciário nacional precisa sofrer uma completa reforma para voltar a ser
matematicamente sustentável.
Está difícil de entender?
Bem, na verdade a
explicação é simples: no passado (não muito distante) a população jovem produtiva, mais
populosa, “pagava”
com suas contribuições a aposentadoria da população mais velha, menos
populosa.
O que acontece é que a qualidade
de vida do brasileiro melhorou e a população “envelheceu”; então, a população jovem
produtiva não
consegue mais “pagar” a aposentadoria da população idosa. A conta
está no vermelho...
Todos os meses o governo
tem que “completar”
essa conta, ou seja, tirar dinheiro de outras contas (saúde, educação,
programas sociais) para deixar a conta da previdência “0 X 0”.
Fato é que o sistema
previdenciário do governo é bastante frágil e é muito difícil viver como aposentado no Brasil.
Frente a este cenário,
existe um produto
oferecido no mercado financeiro conhecido como previdência privada.
Nada mais são que fundos de renda
fixa de longo prazo. A idéia é contribuir por um longo tempo,
de forma a criar uma poupança que, a partir de certo momento da vida,
lhe dará uma renda
mensal complementar. Nesse sentido, quanto antes se começa a “contribuir”, melhor!
Até lá!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário