Olá!
Falei uma “palavrinha
mágica”!!
Mas você não sabe bem como
ela se encaixa neste universo das aplicações financeiras...
Você está redondamente
enganado se não pensa em ouro como ativo financeiro. O ouro não se aplica
somente para confeccionar alianças de casamento e outras jóias. Muito pelo
contrário!!
No passado, o ouro
representou o primeiro “dinheiro”. As moedas eram feitas dos chamados “metais preciosos”
– ouro e prata.
São chamados de metais
preciosos porque são mais raros na natureza, ou, digamos menos “disponíveis”
que outros metais.
Por esta característica de
raridade, o Mundo adotou o ouro como seu padrão de riqueza e de “lastro”.
LASTRO? O que é isso?
Na verdade, os dinheiros
de todos os países não passam de “papel”! Isso mesmo: um papel impresso pelos
bancos centrais dos diversos países que só valem porque os governos “garantem”
aquele “papel”
que estaria lastreado em...ouro!!
Isso mesmo: o ouro é
(ou deveria ser...) o “garantidor”, o lastro das emissões de dinheiro.
Em outras palavras, cada
país deveria ter uma quantidade de ouro tal que “suportasse” toda a emissão de moeda
dele...
Essa é a teoria... Na
prática hoje isso não acontece...
Em parte...
Os países têm sim grandes reservas em ouro,
além de outros metais como prata e platina e são sim considerados lastro desses
países.
Isso mesmo! Isso
corresponde por assim dizer que o ouro é “a moeda absoluta”!!
Sendo assim, deve-se comprar ouro?
Deve-se ter ouro
na sua carteira de investimentos?
Responderei no próximo
post.
Aguarde!! GANHE+++!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário