Olá,
Depois da minha primeira
experiência no mercado de ações – se é que se pode chamar de
experiência – eu continuei bastante interessado nessa alternativa de investimento.
Mas diante de muito
trabalho, as preocupações do dia a dia, os filhos, a casa e muito mais, não
tive muito tempo para me dedicar a estudar o mercado e todas as suas nuances e
peculiaridades, que, aliás, são muitas.
A verdade é que o mercado
de ações e o investimento nele, efetivamente demandam um conhecimento mais profundo desse
universo.
Você já deve ter ouvido o
bordão:
“A BOLSA DE VALORES NÃO É PARA AMADORES”
Eu diria que não é bem assim!!
E vou embasar meu raciocínio.
Primeiro, é necessário que
entendamos o que
é uma ação. É certo que darei explicações simplificadas, apenas para
um melhor entendimento dos completamente leigos no assunto. Já disse isso, mas
não custa repetir: não sou economista! Sou apenas um interessado no assunto que
pretende dividir o pouco conhecimento que tem.
Uma ação representa um “pedacinho” de uma
empresa. Ou seja, é uma estrutura na qual uma empresa é “dividida”
em títulos e cada título representa uma “fração da empresa” – seus ativos, seus
recebíveis, suas dívidas, seus imóveis, máquinas, enfim, tudo o que está
incluído no “patrimônio da empresa” e que forma seu valor.
E o que é a cotação
de uma ação?
Bem, aí é que a coisa se complica
um pouco: o mercado “sabe”, “tem conhecimento” (afinal, as notícias correm, as
informações são públicas na sua maioria e, muitas delas, são informações que,
por obrigação, são disponibilizadas ao público em geral – como balanços das
empresas de capital aberto, por exemplo) e, através dessas informações – se
vendeu mais, se vendeu menos, se tem mais ou menos dívidas, se sofreu mais ou
menos calote... – o mercado “precifica” as ações que podem, de acordo com o
conjunto de informações, aumentar ou diminuir seu preço.
Numa explicação rápida e
simplista, é assim que funciona!
Entendido o “primeiro passo”,
na próxima publicação explicarei porque “amadores” (como eu...) também podem aplicar na
Bolsa de Valores.
O objetivo é sempre o mesmo:
GANHE+++!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário