terça-feira, 31 de maio de 2016

AÇÕES E BOLSA DE VALORES – QUE MEDO!! – parte 2

Olá,

Depois da minha primeira experiência no mercado de ações – se é que se pode chamar de experiência – eu continuei bastante interessado nessa alternativa de investimento.

Mas diante de muito trabalho, as preocupações do dia a dia, os filhos, a casa e muito mais, não tive muito tempo para me dedicar a estudar o mercado e todas as suas nuances e peculiaridades, que, aliás, são muitas.

A verdade é que o mercado de ações e o investimento nele, efetivamente demandam um conhecimento mais profundo desse universo.

Você já deve ter ouvido o bordão:

“A BOLSA DE VALORES NÃO É PARA AMADORES”

Eu diria que não é bem assim!!

E vou embasar meu raciocínio.

Primeiro, é necessário que entendamos o que é uma ação. É certo que darei explicações simplificadas, apenas para um melhor entendimento dos completamente leigos no assunto. Já disse isso, mas não custa repetir: não sou economista! Sou apenas um interessado no assunto que pretende dividir o pouco conhecimento que tem.

Uma ação representa um “pedacinho” de uma empresa. Ou seja, é uma estrutura na qual uma empresa é “dividida” em títulos e cada título representa uma “fração da empresa” – seus ativos, seus recebíveis, suas dívidas, seus imóveis, máquinas, enfim, tudo o que está incluído no “patrimônio da empresa” e que forma seu valor.

E o que é a cotação de uma ação?

Bem, aí é que a coisa se complica um pouco: o mercado “sabe”, “tem conhecimento” (afinal, as notícias correm, as informações são públicas na sua maioria e, muitas delas, são informações que, por obrigação, são disponibilizadas ao público em geral – como balanços das empresas de capital aberto, por exemplo) e, através dessas informações – se vendeu mais, se vendeu menos, se tem mais ou menos dívidas, se sofreu mais ou menos calote... – o mercado “precifica” as ações que podem, de acordo com o conjunto de informações, aumentar ou diminuir seu preço.

Numa explicação rápida e simplista, é assim que funciona!

Entendido o “primeiro passo”, na próxima publicação explicarei porque “amadores” (como eu...) também podem aplicar na Bolsa de Valores.

O objetivo é sempre o mesmo:


GANHE+++!! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário