Olá!
Depois de muitas
postagens, alguma resistência, certo receio de falar no assunto, cedi: por que não falar
de ações?
Creio que todos, na
verdade, tem uma forte atração por ações e bolsa de valores!
Creio que muitas fantasias
povoam as cabeças das pessoas em geral – pelo menos, povoavam a minha...
Bolsa de valores e ações
me remetiam a “apostas”,
certo clima de cassino, grandes ganhos e... Grandes perdas também!
Não é bem assim...
Definitivamente não é assim!
Esta série de artigos que
eu vou publicar visa desmistificar este polêmico assunto.
Primeiro, vamos às
confissões: eu
já tive ações e...
Na verdade, eu e a Cris
(para quem não conhece, minha parceira de todas as vidas, tenho certeza...)
ganhamos um lote
de ações do Banco do Brasil do avô dela, que foi por mais de 50 anos
tesoureiro do banco.
Ou seja, tinha uma vida de
Banco do Brasil e colocou seu lastro financeiro todo em ações e principalmente (mas não
exclusivamente) em ações do Banco do Brasil.
Posso dizer que esse avô
conseguiu ajudar todos os netos, dando a eles este “empurrão” de vida. Alguns
aproveitaram, outros, nem tanto...
Por algum tempo nossas
ações renderam dividendos
semestrais, um dinheirinho muito bem vindo.
Infelizmente, num certo
período de forte turbulência econômica – só mais um desse nosso Brasil – o
Banco do Brasil deixou
de distribuir dividendos, o que nos deixou um pouco decepcionados...
Naquela época eu não parei
para fazer análises mais profundas da situação, apenas senti o drama...
Naquela época, começando a
vida, recém-casado e ainda atrás do imóvel próprio, foi um caminho natural
juntar as economias e vender as ações para completar o valor necessário para
comprar nosso primeiro imóvel!
Assim terminou minha primeira
experiência com ações.
A decepção pelo não
pagamento de dividendos de certa forma foi compensada pelo bom valor patrimonial
das ações, que nos rendeu uma boa parte do valor de que
necessitávamos para comprar nossa casa.
Isso não deixa de ser normal no mundo dos
investimentos: vender um ativo para comprar outro, conforme os movimentos do
mercado!!
O importante é que o
dinheiro esteja alocado no melhor ativo de modo que você sempre GANHE+++!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário