terça-feira, 7 de junho de 2016

AÇÕES E BOLSA DE VALORES – SEM MEDO!! – parte 4

Olá,

Conforme mencionei no post anterior, vou dar algumas informações e explicações em relação à montagem de uma carteira de ações.

Como eu disse no post anterior, muita gente pensa em “especular” na bolsa, ou seja, comprar na baixa e vender na alta – esse seria o melhor dos mundos...

É preciso lembrar neste caso que alguém ganha e alguém perde...

Bem, minha “proposta” de investimento em ações não caminha por aí.

O que sugiro é um investimento de médio/longo prazo, ou seja, comprar realmente um “pedaço” de uma empresa e desfrutar de seus “resultados”, o que significa receber dividendos, o que trocando em miúdos é a sua parcela do lucro.

É certo e é sempre bom reafirmar que, quando explico uma alternativa de investimento – na verdade não é uma “recomendação” de investimento, mas é apenas mais uma possibilidade – sempre deve-se lembrar da “regra de ouro” dos investimentos que é:

NÃO COLOCAR TODOS OS OVOS NA MESMA CESTA!!

Sendo assim, levando-se em conta esta máxima, a ideia é alocar uma parte dos seus investimentos numa carteira de boas ações.

Com certeza me perguntarão: quais são essas “boas ações”?

Bem, confesso que realmente essa não é uma pergunta de fácil resposta e que isto pode variar de acordo com o mercado, política interna, política externa, macroeconomia, microeconomia, cenário mundial, etc, etc...

Bem, não é por aí: empresas sérias têm gestões sérias e eficientes não por dias ou por meses, mas ao longo dos anos.

É assim que as coisas neste caso devem ser analisadas. As empresas em bolsa tem que ser analisadas pelos seus históricos. É claro que a conjuntura de mercado pode ensejar um momento melhor ou pior para uma empresa, mas ela não deixará de ser séria e eficiente. É certo que isso pode mudar em algum momento, caso, por exemplo, a empresa passe por uma troca de controlador.

O que é isso?

O detentor do maior número de ações de uma empresa é o controlador dela e, portanto, quem determina sua administração (é claro, sempre seguindo as regras da companhia).

Neste caso poderia ocorrer uma mudança radical na administração da empresa, com consequências mais ou menos previsíveis – cada situação é uma situação – dependendo de quem assume o controle, quais as condições da companhia, etc, etc.

Bem, esse não é um caso típico, afinal.

No próximo post complementarei esse raciocínio e esta sugestão de investimento, concluindo os detalhes.

Sempre com o mesmo foco:


GANHE+++!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário