Olá!
Conforme mencionei, minha
sugestão para investir na bolsa de valores é através de uma carteira de boas
ações!
Certamente me perguntarão:
COMO IDENTIFICAR ESSAS BOAS AÇÕES?
Realmente essa é a questão a ser
respondida e, neste ponto, reitero a recomendação de procurar uma assessoria
financeira. Essa ajuda é fundamental não somente para a escolha das
empresas, como também pelo fato de que em geral os não especialistas não
dispõem do tempo para um cuidadoso acompanhamento da carteira e dos demais
investimentos.
De qualquer forma, o fundamento
que identifica uma boa ação é o desempenho e a reputação de uma empresa que não se
faz em dias ou meses, mas sim em anos! O que identifica a boa empresa é seu histórico, sua
trajetória.
Então a sugestão
é que, separada a parcela que se pretenda investir neste seguimento, escolha-se,
não uma e sim algumas
ações de boas empresas (quatro, cinco, dez, dependendo do montante
que se irá investir).
Outra questão muito importante é que a
carteira deve ser formada por empresas de segmentos diferentes.
Vamos a um exemplo
prático: digamos que você escolheu investir em empresas do segmento de varejo (Lojas
Americanas, Renner, Magazine Luiza). Caso ocorra uma situação que afete esse segmento,
como por exemplo, perda de poder aquisitivo por conta de aumento de desemprego,
certamente este fato afetará essas empresas da mesma forma (na média).
Portanto a ideia passa por
adquirir ações de empresas de segmentos diferentes, de modo que certos
acontecimentos afetarão
cada segmento de formas diferentes, com maiores e menores impactos.
Este procedimento levará o
investidor a ter uma carteira diversificada e equilibrada, de modo que
pretende-se que, na média, sempre se tenha um ganho, ou seja pode-se perder
em um ou outro segmento, mas se ganhará em outro, equilibrando a operação.
Lembro também que, hoje em
dia é possível abrir
uma conta numa boa instituição que dará toda a assessoria
necessária sem
sair de casa ou mesmo morando em outra cidade. Com as facilidades da
internet, abre-se a conta, envia-se e recebe-se toda a documentação por e-mail,
ou pode-se também utilizar o correio.
Trabalhoso sim, mas longe de ser difícil!!
Afinal o objetivo é
nobre!!
GANHE+++!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário