quinta-feira, 9 de junho de 2016

AÇÕES E BOLSA DE VALORES – SEM MEDO!! – parte 5

Olá!

Conforme mencionei, minha sugestão para investir na bolsa de valores é através de uma carteira de boas ações!

Certamente me perguntarão:

COMO IDENTIFICAR ESSAS BOAS AÇÕES?

Realmente essa é a questão a ser respondida e, neste ponto, reitero a recomendação de procurar uma assessoria financeira. Essa ajuda é fundamental não somente para a escolha das empresas, como também pelo fato de que em geral os não especialistas não dispõem do tempo para um cuidadoso acompanhamento da carteira e dos demais investimentos.

De qualquer forma, o fundamento que identifica uma boa ação é o desempenho e a reputação de uma empresa que não se faz em dias ou meses, mas sim em anos! O que identifica a boa empresa é seu histórico, sua trajetória.

Então a sugestão é que, separada a parcela que se pretenda investir neste seguimento, escolha-se, não uma e sim algumas ações de boas empresas (quatro, cinco, dez, dependendo do montante que se irá investir).

Outra questão muito importante é que a carteira deve ser formada por empresas de segmentos diferentes.

Vamos a um exemplo prático: digamos que você escolheu investir em empresas do segmento de varejo (Lojas Americanas, Renner, Magazine Luiza). Caso ocorra uma situação que afete esse segmento, como por exemplo, perda de poder aquisitivo por conta de aumento de desemprego, certamente este fato afetará essas empresas da mesma forma (na média).

Portanto a ideia passa por adquirir ações de empresas de segmentos diferentes, de modo que certos acontecimentos afetarão cada segmento de formas diferentes, com maiores e menores impactos.

Este procedimento levará o investidor a ter uma carteira diversificada e equilibrada, de modo que pretende-se que, na média, sempre se tenha um ganho, ou seja pode-se perder em um ou outro segmento, mas se ganhará em outro, equilibrando a operação.

Lembro também que, hoje em dia é possível abrir uma conta numa boa instituição que dará toda a assessoria necessária sem sair de casa ou mesmo morando em outra cidade. Com as facilidades da internet, abre-se a conta, envia-se e recebe-se toda a documentação por e-mail, ou pode-se também utilizar o correio.

Trabalhoso sim, mas longe de ser difícil!!

Afinal o objetivo é nobre!!


GANHE+++!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário