sexta-feira, 3 de junho de 2016

AÇÕES E BOLSA DE VALORES – QUE MEDO!! – parte 3

Olá,

Continuando com minhas impressões em relação a ações e bolsa de valores, vamos voltar ao tema iniciado anteriormente:

- Realmente a bolsa de valores é coisa de profissionais?
Como eu, você já deve ter ouvido o seguinte comentário:

- Fulano “apostou” na bolsa e ganhou/perdeu uma bolada!

Vejam só as peculiaridades desse comentário:

“Apostar” na bolsa? Algum desavisado pegou uma “dica quente” e quis “tirar proveito”, “ganhar no mole”, daí, ganhou/perdeu!!!

Bem, esse “modelo” não é recomendado!!

Em primeiro lugar, é importante distinguir duas formas de investir na bolsa:

Ø Pode-se “especular” na bolsa de valores. O que é isso? A idéia é comprar ações na baixa (ou seja, com preço baixo para os padrões do mercado) e vender na alta;

Ø Pode-se formar uma carteira de ações e desfrutar da distribuição de dividendos dessa carteira de ações.

Talvez aí possamos separar profissionais de amadores:
  profissionais, profundos conhecedores das bolsas de valores, com um acompanhamento contínuo dos movimentos diários do mercado tem maiores probabilidades de se “dar bem” na “modalidade especulação”.

Nós, leigos, podemos sim investir em ações!

O melhor caminho é montar uma carteira de ações!

Como eu já expliquei, uma ação é um “pedacinho” de uma empresa e este “pedacinho” da empresa tem direito aos lucros que ela produz.

As empresas que estão na bolsa de valores, em geral, são empresas de primeira linha. Isso não quer dizer que não tenham problemas: agora mesmo (já há algum tempo...) estamos vivenciando uma situação muito ruim em relação a uma empresa que sempre foi sólida e uma das empresas mais importantes do Brasil: a PETROBRAS.

Sim, pode acontecer, até mesmo com essa empresa gigante – é certo que as situações ocorridas neste caso transcendem qualquer análise que se pudesse fazer – Lava Jato, queda de preços do petróleo no mercado mundial e situação econômica caótica do país, só podia dar no que deu.
O que acontece com quem tem ou tinha ações da Petrobras?

Bem, essas pessoas estão perdendo muito dinheiro: perdendo dinheiro porque as ações perderam valor, ou seja, por conta de todos esses problemas a empresa perdeu muito valor; e perdendo dinheiro porque a empresa não está tendo lucros, muito pelo contrário, está tendo prejuízos. Portanto, não está havendo distribuição de dividendos.

Pois é, nunca nos esqueçamos que “risco” sempre existe quando se fala em “investimento”.

A diferença entre um investimento chamado “conservador” e um investimento chamado “agressivo” é exatamente o risco envolvido.

Quando se fala em ações sempre estamos nos referindo a investimento de perfil “agressivo”.

Mas, já dissemos, risco e agressividade podem levar a maiores ganhos.

É isso que buscamos afinal!

No próximo post vou detalhar o modelo de carteira de ações, um modelo menos agressivo e, portanto, com menores riscos envolvidos.

O objetivo é sempre o mesmo!


GANHE+++!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário