sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

A CADERNETA DE POUPANÇA É MESMO TÃO RUIM ASSIM???

O Guilherme, que muito me honra com a leitura dos meus posts, questionou a respeito de OPÇÕES:

“Olá Messina, tudo bem? Tenho acompanhado suas planilhas e suas postagens. Excelente material e parabéns!!! Você poderia falar um pouco sobre aplicação em opções. O que você acha desse tema? O risco é maior mas o retorno também se houver um controle diário e calculado.”

Caro Guilherme, como disse na minha apresentação, sou apenas um curioso, estudioso, longe de ser um especialista. Minha idéia com o blog foi a de ajudar iniciantes e desavisados a prestar mais atenção ao seu patrimônio, protegendo-o das grandes perdas que a economia vem impondo.

Mercado de ações e opções é outro papo! Não me sinto a vontade para dar dicas em relação ao assunto, pelo menos por ora.

Existem excelentes assessorias financeiras no mercado - que inclusive são acessíveis pela internet e não cobram nada - que podem ajudá-lo nesse caso.


Concordo com você que é uma alternativa de investimento atraente, mas não é para iniciantes

Meu foco são eles!

Agora vamos ao tema de hoje!

Tenho dito com muita veemência para “fugir” da Caderneta de Poupança.

É preciso que se diga que a economia é mutante, ou seja, depende das condições de cada país, seus bens, sua administração, enfim, seu governo. Depende também das condições do clima, por exemplo – se chove mais ou menos, se neva mais ou menos (ou antes do tempo, ou depois do tempo...). Além disso, depende também da economia mundial, preços das “commodities” – como aço, grãos em geral, petróleo, etc, etc.

A “coisa” está longe de ser simples... são inúmeros fatores que influenciam o “humor” da economia.

A Caderneta de Poupança é uma aplicação voltada para o financiamento de infra-estrutura habitacional do governo. É uma aplicação simples, das mais descomplicadas e, quando a economia está “mais forte”, a diferença entre ela e as demais aplicações continua existindo, porém em níveis muito menores, de forma que somente nos grandes volumes de aplicações essa diferença é sentida de forma relevante.

Meu “mantra”, porém, continua valendo: se eu posso ganhar R$ 1,00 a mais, eu o quero. É meu direito legítimo! Não quero “doá-lo” para o “coitado” do banqueiro. Portanto, procurar por melhores aplicações é uma prática que devemos seguir sempre!!!

Como todos sabemos, o momento do nosso governo e conseqüentemente da nossa economia não é dos melhores (para não dizer que é péssimo!!!).

Neste cenário, as diferenças entre a Caderneta de Poupança e demais aplicações se aviltaram e é por este motivo que a recomendação é muito, muito forte!

Ficar na Poupança é sinônimo de perder muito!

Pesquise, pergunte, una-se a outras pessoas em “clubes de investimentos” informais.

O governo quer que você deixe o seu dinheiro lá quietinho para que ele o use e tire todo o proveito da diferença. É seu dever – bom, pelo menos eu acho que é dever de cada um – tirar o máximo proveito de seu dinheiro, na grande maioria das vezes conseguido a custa de muito trabalho e dedicação.

Boa sorte e conte comigo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário