quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

UM POUCO MAIS DE TESOURO DIRETO

Olá!

Uma leitora solicitou mais detalhes a respeito da aplicação no Tesouro Direto. Eu respondi diretamente a ela, porém, resolvi compartilhar a resposta com todos.

O Tesouro Direto, conforme informei no meu post anterior é uma aplicação segura e garantida pelo próprio governo federal.

Tem como característica a necessidade de que se “abra uma conta” numa corretora.

Algumas corretoras não cobram taxas, porém existem taxas obrigatórias: taxa de negociação de 0,10% e taxa de custódia anual da BM&F Bovespa de 0,30%.

Por exemplo, as corretoras do Banco do Brasil, Itaú e Ágora não cobram taxas de administração / corretagem.

Daí, aberta a conta, você receberá uma senha fornecida pela corretora que habilitará o investidor a fazer o acesso.

A partir daí o investidor pode fazer toda a operação diretamente no site do Tesouro Direto, ou seja, não precisa recorrer à corretora.

Para comprar, no site do Tesouro selecione a sua corretora e os títulos desejados – Pré-fixados, Pós-fixados ou atrelados a inflação. Os pós-fixados (Letra Financeira do Tesouro-LFT) são vinculados a SELIC e o risco é menor.

Quem fará o pagamento é a corretora – por isso você deverá ter o valor para a compra na sua conta da corretora até a data informada pelo sistema.

O processo de venda ocorre de maneira similar.

Como se vê, tem um “trabalhinho” envolvido, mas vale a pena para ganhar um pouco mais.

Existem também outras opções como CDBs, LCAs e LCIs. No caso de LCAs/LCIs, os valores exigidos como mínimo são um pouco maiores.

Tem uma coisa muito importante: os grandes bancos em geral oferecem as menores taxas do mercado. Então, aconselho pesquisar bancos menores que oferecem taxas muito melhores e exigem quantias menores para aplicação inicial.


Na próxima publicação falarei de segurança, mas adianto que os pequenos bancos têm a mesma segurança dos grandes bancos porque os investimentos (até R$ 250.000,00 por conta/por CPF) estão protegidos por um seguro a que todos os bancos são obrigados a se associar.

Então é isso! Vamos em frente!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário