Olá!!
Hoje vou contar uma
história, na verdade algo que aconteceu por volta de 1988, quando a inflação
no Brasil era altíssima
e o dinheiro
perdia valor dia a dia.
Para proteger o valor do
dinheiro havia uma aplicação diária na qual o dinheiro “dormia”
no banco. Essa operação era chamada de “over night”.
A inflação era tão alta
que, quem não tinha a possibilidade de aplicar o dinheiro no “over night”
podia perder em um
mês 30, 40, 50% do valor do dinheiro!!!
A cada dia o dinheiro era
aplicado e recebia juros e correção monetária.
Naquela época eu já tinha
minhas reservas e procurava protegê-las da melhor forma possível.
Naquela época (como agora!!),
quanto mais dinheiro
era aplicado, maior
era a “taxa” que os bancos pagavam.
Foi então que eu e um
querido amigo pensamos na seguinte situação: se aplicando mais dinheiro temos uma “taxa” maior,
porque não juntamos
nosso dinheiro e o aplicamos juntos?
E assim nós fizemos.
Contamos a outros amigos e familiares que gostaram muito da ideia de
ganhar mais,
de obter uma “taxa”
melhor.
Chegamos a ter aproximadamente 40
amigos, parentes, colegas, amigos de amigos, participando desse “clube informal de
investimentos”.
Na época, a informática
ainda não estava tão disponível e acessível a todos como hoje. Aí entrou o
fator sorte: meu amigo trabalhava na área de informática e desenvolveu um
aplicativo para controlar
os saldos de cada um dos participantes que recebiam diariamente um informe
com o saldo
diário; da mesma forma, recebíamos na parte da manhã todas as
movimentações do dia: saques e novas aplicações.
Tenho orgulho em dizer que
não houve nenhuma reclamação, o clube funcionou muito bem enquanto durou.
Naquela época as regras do sistema
financeiro mudavam mais que os técnicos no campeonato brasileiro!!!
Então, num certo momento
aquilo acabou, mas foi uma experiência que sempre ficou na minha cabeça.
Essa experiência pode ser repetida
nos dias de hoje para melhorar os ganhos do seu dinheiro. Podem-se criar grupos
de pessoas, familiares, amigos,
enfim, grupos com confiança mútua para que todos os membros tirem o melhor proveito
que o dinheiro possa dar.
Vamos pensar nisso juntos?
Eu posso ajudar muito
para viabilizar essa alternativa e dar aos participantes de um grupo assim
formado para tirar o melhor aproveitamento o dinheiro numa aplicação mais
rentável. No final, cada um tira a sua parte, aproveitando uma taxa de
aplicação bem melhor
que o “pixuleco”
da Poupança!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário